A loja Mundo Verde de Copacabana (Avenida Nossa Senhora de Copacabana 630) foi palco para um show inusitado da cantora Kelly Key na última sexta-feira, dia 17. A artista gravou sua participação no programa Tira Onda, do Canal Multishow. Na pele da funcionária Jéssica (nome fictício), teve a oportunidade de viver o dia-a-dia de uma vendedora de loja de produtos naturais. O programa deverá ser exibido no dia 22 de agosto.

A cantora chegou à loja por volta das 14 horas e foi recebida pelo diretor e sócio-fundador da rede, Jorge Antunes. Ele também participou diretamente das gravações, acompanhando e avaliando todo o treinamento e o desempenho da "dublê de funcionária", que durou cerca de de seis horas. "Nossa, como posso trabalhar numa loja em que tudo eu quero comprar?", disse Kelly Key, entusiasmada com o variado mix de produtos nas prateleiras (cerca de 5 mil itens).



A gravação acabou se transformando em uma verdadeira aula de atendimento ao público no varejo. "Com simpatia e carisma, a Kelly - digo, Jéssica - conquistou os clientes. Muitas vezes um sorriso no rosto vale muito mais do que o conhecimento na hora de uma contratação. Afinal, o conhecimento se adquire com treinamento e capacitação constante, mas carisma e simpatia são características individuais, consideradas essenciais para quem lida com o público. Se fosse para valer, ela certamente seria contratada como nossa funcionária", disse Jorge Antunes.
Ao final, o diretor da rede e o gerente da loja deram nota 9 para a cantora, que saiu satisfeita com o resultado de sua segunda participação no programa - a primeira foi em 2005, em uma loja de departamentos - e reconhecendo o trabalho de um vendedor. Para Kelly Key, o desafio foi uma grande lição para saber ouvir e entender as pessoas. "Minha preocupação era não saber abordar as pessoas. Superei meu medo inicial e foi diferente do que imaginava; a situação da loja também é diferente e gostei muito". Segundo ela, é preciso perceber quando o cliente quer realmente ser ajudado, para não se tornar uma vendedora inconveniente e deixá-lo à vontade. Em alguns casos, o consumidor pode até se sentir ofendido.

"O que fica da experiência é que as pessoas precisam ficar mais calmas, o mundo está muito corrido e as pessoas se deixam levar pelo estresse. Não vale a pena para ninguém se estressar com coisas pequenas", disse ela, ao lembrar do consumidor que não quis aceitar a cestinha oferecida por ela na hora das compras. De calça jeans, óculos de grau, cabelo preso e boné, a cantora foi reconhecida apenas por duas clientes mirins, que não perderam tempo em garantir um autógrafo.
Fonte: Mundo Verde